Logo tematica ed ante

LISTA DE ARTIGOS

A pesquisa ao acervo da Revista Temática pode ser realizada de acordo com o ano de publicação dos conteúdos na coluna da direita ou através da busca por palavras-chave na Pesquisa Interna abaixo.




Pesquisa Interna


 


Principais artigos de Marcos Nicolau:


2011



Comunicação com os cibernativos: a publicidade e o relacionamento mercadológico na Internet
(Com Ana Flávia de Luna Camboim e Ana Cirne Paes de Barros)

Jornalismo na era das mídias sociais: as transformações e as novas práticas da profissão

(Com Rennam Virginio e Ed Porto Bezerra)

A busca por uma web semântica cognitiva

2010

Compartilhamento e remixagem: o dilema da apropriação de
conteúdos no âmbito da cultura Midiática digital
(Com Cândida Nobre)

Apropriação midiática e autonomia comunicacional: perspectivas de uma midia livre
(com Cândida Nobre, Ana Flávia de Luna Camboim e Ana Cirne Paes de Barros)

A publicidade infantil que contraria as normas do Conar: um estudo do comercial da marca Trick Nick
(Com Danielle Vieira da Silva)


Comunicação e Semiótica: visão geral e introdutória à Semiótica de Peirce
(Com Daniel Abath, Pablo Cézar Laranjeira, Társila Moscoso, Thiago Marinho e Vítor Nicolau)


As tiras e outros gêneros jornalísticos: uma análise comparativa


2009


Twitter: uma mídia voltada para todas as mídias
(Com Cândida Nobre, Ricardo Oliveira e José Maria Mendes)


A ideografia global dos aplicativos de computador:
uma linguagem funcional que transcende culturas no ciberespaço


Fluxo, conexão, relacionamento:

um modelo comunicacional para as mídias interativas

2007

Comunicação neurocientífica:

A ação semiótica das marcas na mente e no cérebro do consumidor

A conquista do consumidor moderno.
Comunicação integrada entre marketing e relações públicas

(Com Mitchell Azevedo)

As tiras de jornal como gênero jornalístico

2006

As metáforas quânticas aplicadas às organizações modernas:
Teorias do caos, fractais e suas influências sobre nossa visão do mundo


2005

O valioso tesouro do rei ou de como se escrevem metáforas

Revolução de riscos na era multimídia


Enunciado à vista:
do enunciado verbal e não-verbal na publicidade impressa