sala de aula Nicolau


Retornar à Sala de Aula

.....................................................................................................................................

Metodologia do Trabalho Científico
Horário: sexta-feira à noite, sábado manhã e tarde

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING DIGITAL

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Prof. Marcos Nicolau
Carga Horária: 24 horas

Ementa: Documentação como método de estudo pessoal. Ciência e conhecimento científico. Epistemologia. Leis e teorias. Observações metodológicas referentes a produção científica. Pesquisa. Projeto e relatório de Pesquisa. Orientações sobre elaboração de monografia (Trabalho de Conclusão de Curso).

Objetivos: Fundamentar o conhecimento através de uma base epistemológica capaz de oferecer ao aluno uma análise crítica sobre o saber e seus diferentes métodos de aquisição e sua utilização. Orientar elaboração de trabalho científico.

 

Conteúdo programático:

1 Método: construindo o pensamento científico
2 Epistemologia, hermenêutica, heurística: as bases da pesquisa científica
3 Objeto de estudo e problema de pesquisa: delimitação temática e conceitual
4 Tipologia, operacionalização e instrumentalização da pesquisa
5 Estrutura e fundamentos do trabalho: monografia e artigo científico
6 Projetos de pesquisa para trabalhos científicos em Marketing

Metodologia: aulas expositivas, discussões e debates, exercícios de pesquisa e seminários.

Avaliação: os alunos serão avaliados pela assiduidade, participação e qualidade dos trabalhos.

Referências

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3. ed. Revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing (eBook). 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico:métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS: Feevale, 2013. Disponível em: http://migre.me/eqVxf

SILVA, Edilberto. Metodologia de Pesquisa Aplicada: como escrever um artigo científico? Brasília: Senac DF, 2010.


ROTEIRO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

 

Primeiro encontro

Apresentação do Programa e dos conceitos da Metodologia Científica
Epistemologia, hermenêutica, heurística – formação prática do pensamento científico
Artigo científico, monografia, trabalho prático, minuta e pré-projeto

Segundo encontro

Heurística: técnica de descoberta e solução de problemas
Como definir objeto de estudo e problemática para projeto de pesquisa
Minuta de pré-projeto e suas etapas: delimitação da proposta

Terceiro encontro

Como transformar minuta em pré-projeto: projeções conceituais
Fundamentação teórica e metodologia: universo, amostra e corpus
Referências: autores, obras e credibilidade das fontes de consulta

Quarto encontro

Metodologia na prática: tipologia de pesquisa e suas etapas
Elaboração de artigo científico: forma e conteúdo
Como citar e articular conceitos e teorias no texto do pesquisador

Quinto encontro

Estrutura da monografia e do trabalho prático: diferenças
Resultados de análises e relatórios de pesquisa
Formatação do trabalho científico: artigo, monografia e projeto prático

Sexto encontro

Apresentação das propostas de pesquisa e exposição de ideias
Avaliação crítica e contestações científicas: o que pode dar errado?
Reordenamentos e reajustes da proposta de pesquisa


TEXTOS E ESTRUTURAS DE APOIO


Metodologia do Trabalho Cientifico - Tópicos e Conceitos <<<clique aqui

Minuta do pré-projeto <<<clique aqui

Pré-projeto: definição final da proposta
<<<clique aqui



 


 


 

....................................................................................................................................