Sala de aula


Retornar à Sala de Aula

.....................................................................................................................................

Pesquisa Aplicada à Comunicação em Mídias Digitais
Curso de Comunicação em Mídias Digitais - DEMID/UFPB
Período 2014.1

Horário: Terça-feira, das 15 às 19 horas

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS – DEMID
Disciplina: Pesquisa Aplicada à Comunicação em Mídias Digitais (TCC -0)
Professor: Marcos Nicolau
Período: 2014.1
Créditos: 04 - Carga Horária: 60 horas

Ementa: Epistemologia da comunicação. Pesquisa em comunicação e culturas midiáticas. Tipologia da pesquisa. Pesquisa aplicada e seus desdobramentos. Novas teorias aplicadas às mídias digitais. Identificação do problema de pesquisa em Mídias Digitais. Identificação de pistas de pesquisa e de referencias bibliográficas. Leitura e discussão das referencias identificadas.

Objetivo: proporcionar aos alunos conhecimento sobre os fundamentos da pesquisa em Comunicação, sobre as tipologias da pesquisa científica e, principalmente, sobre a pesquisa aplicada. Fazer os alunos exercitarem a delimitação de objetos de estudo baseados em problemáticas próprias das mídias digitais, bem como o levantamento bibliográfico pertinente. Instigar a prática de elaboração de pré-projetos para pesquisa aplicada a produtos e serviços midiáticos.

Unidade I
Epistemologia e hermenêutica: os saberes em Comunicação
Pesquisa científica em Comunicação e Culturas Midiáticas
Método e metodologia, tipologia de pesquisa e instrumentos
Noções sobre TCC em Comunicação e Mídias Digitais

Unidade II
Pesquisa aplicada: teoria e prática
Metodologia de pesquisa aplicada às Culturas Midiáticas
O campo diverso das Mídias Digitais: reconhecimento temático

Unidade III
Delimitação de objetos de estudo e problemáticas em Comunicação
Aplicação da pesquisa para trabalhos práticos em Mídias Digitais
Levantamento de referências bibliográficas: pesquisa exploratória
Elaboração de pré-projeto de pesquisa: etapas metodológicas

Metodologia: aulas expositivas, discussões e exercícios práticos, individual e em grupo, com uso dos recursos didáticos audiovisuais e recursos da Web.

Avaliação: os alunos serão avaliados pela assiduidade, participação e resultado prático dos exercícios e trabalhos realizados.

Referências

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico:métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS: Feevale, 2013. Disponível em: http://migre.me/eqVxf

SANTAELLA, Lúcia; VIEIRA, Jorge Albuquerque. Metaciência: como guia da pesquisa. São Paulo: Editora Mérito, 2008.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 6. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.


........................................................................................................................................................


PESQUISA CIENTÍFICA E SUAS ETAPAS >>>> Clique Aqui!

MINUTA DO PROJETO PESQUISA APLICADA >>>> Clique Aqui!

PRÉ-PROJETO PESQUISA APLICADA TCC 0 >>>> Clique Aqui!

EXEMPLO MINUTA TCC PRÁTICO >>>> Clique Aqui!

EXEMPLO MINUTA TCC TEÓRICO >>>> Clique Aqui!

 

 


 

 


..................................................................................................................................