Sala de aula


Retornar à Sala de Aula

.....................................................................................................................................

Oficina de Produção de Textos em Mídias Digitais II
Curso de Comunicação em Mídias Digitais - UFPB
Período 2014.1

Horário: Segunda-feira, das 15 às 19 horas

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS

DISCIPLINA: Oficina de Produção de Texto em Mídias Digitais II
Créditos: 04 - Carga Horária: 60 horas
Professor: Marcos NicolauPeríodo: 2014.1

Ementa: Possibilitar o conhecimento e a elaboração de textos – nível intermediário - tendo em conta as suas principais características e respeitando as peculiaridades do texto escrito (acompanhado por sons e imagens).

Objetivos: proporcionar aos alunos uma compreensão teórica e prática da produção de textos para as mídias digitais; estimular, através de exercícios práticos, a criação e elaboração de textos em seus diferentes gêneros e matrizes (sonora, visual, verbal) para as variadas funções midiáticas no ambiente da internet.

Conteúdo Programático:

Unidade I
Perspectiva estrutural da língua e matrizes da linguagem
- da retórica ao estruturalismo; da poética ao concretismo
- recursos verbivocovisuais da linguagem sonora, visual e verbal
- características do hipertexto na Internet

Unidade II
Perspectivas discursivas dos gêneros textuais na Web
- textos informativos, persuasivos e funcionais
- conteúdo e forma na relação de gêneros textuais e gêneros midiáticos
- Produção sob encomenda: exercício de caso real (interdisciplinaridade)

Unidade III
Perspectivas semióticas dos textos transmidiáticos
- habilidades cognitivas do webwriting
- virtualização da interatividade textual para mídias digitais
- o caráter semiótico do texto para todas as funções midiáticas

Metodologia: aulas expositivas, estudos e casos, leitura e discussão de textos, exercícios e práticas individuais e em grupo.

Avaliação: os alunos serão avaliados pela assiduidade, participação nas atividades e resultado da produção dos exercícios e dos três trabalhos para nota.

Referências

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Linguagem & comunicação social: visões da linguística moderna. São Paulo: Parábola, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

FRANCO, Guillermo. Como escrever para web: elementos para discussão e construção de manuais de redação on line. Texas: Knight Foundation, 2008. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf

LOPES, Fernanda Lima; SACRAMENTO, Igor (Orgs.). Retórica e mídia. Florianópolis: Insular, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cirtez, 2010.

NICOLAU, Marcos. Desígnios de signos: a relação entre poesia de vanguarda e publicidade impressa. 2. ed. João Pessoa: Editora Ideia, 2011. Disponível em: http://www.insite.pro.br/livros.html

______. Dualidade e criação publicitária: um princípio, muita ideias. 2. ed. João Pessoa: Editora Ideia, 2011. Disponível em: http://www.insite.pro.br/elivre%20dualidade.html

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

RODRIGUES, Bruno. Webwriting: redação e informação para a web. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

 

 


..................................................................................................................................