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Modelos de Negócios Para a Web Semântica do Futuro
Especialização em Gestão Estratégica da Comunicação Digital


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ESPECIALIZAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL
MÓDULO: MODELOS DE NEGÓCIOS PARA A WEB SEMÂNTICA DO FUTURO

Prof. Marcos Nicolau – PPGC/UFPB

Ementa: Apresentar os novos modelos de negócios existentes na era digital. Web Semântica do futuro. Paradigmas da web semântica para o mundo dos negócios.


Objetivos: instigar os alunos à reflexão, compreensão e assimilação dos novos modelos de negócios instaurados no contexto da web semântica que se vislumbra para um futuro próximo, a partir de estudos teóricos, análise de casos e exercícios empíricos.

Conteúdo Programático

Unidade I
O capitalismo tardio e a globalização (caos e teorias dos fractais)
Sociedade em rede: cibercultura, cultura da participação, midiatização
Fluxo, conexão, relacionamento em mercados emergentes
Web semântica e modelos cognitivos de conectividade

Unidade II
Negócios na cibercultura: a força invisível das tendências
Startup, branding e memes: paradigmas contemporâneos
On demand para cenários do futuro: a era do modus faciendi na Web
Plano de negócio criativo para modelo de negócio inovador

Metologia: aulas expositivas e palestras com recursos audio-visuais; estudos e análises com exercícios individuais e coletivos; mini-seminários em grupo.

Avaliação: os alunos serão avaliados pela assiduidade, participação e elaboração dos trabalhos em sala de aula.

Referências

ANGELONI, Maria terezinha (Org.). Organizações do conhecimento:infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005.

BRAUTZER, Deise. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

BREITMAN, Karin. Web semântica: a internet do futuro. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

FOX, Vanesssa. Marketing na era do Google: sua estratégia on line é sua estratégia de negócio. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.

GORDON, Cindy. Inovando pela alavancagem de modelos de negócio on demand. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu. Inovação!: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

KOULOPOULOS, Thomas M. Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora SENAC São Paulo, 2011.

LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Editora Gente, 2010.

NICOLAU, Marcos. As metáforas quânticas aplicadas às organizações modernas: teorias do caos, fractais e suas influências sobre nossa visão do mundo. Revista Temática, maio/2006.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Busines Model Generation: inovação em modelos de negócio. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.

POLLOCK, Jeffrey T. Web semântica para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2010.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SIEGEL, DAVID. Pull: o futuro da internet e o impacto da web semântica em seus negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SPYER, Juliano. Negócios em rede. In: Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p. 147.

TANCER, Bill. Click: ideias surpreendentes para os negócios e para a vida. São Paulo: Globo, 2009.

Sugestões extras de referências:

 

KAWASAKI, Guy. A arte do começo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

Mini-currículo:

Marcos Nicolau é Coordenador do Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC), da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Doutor em Letras, nas áreas de Lingüística e Semiótica. Mestre em Educação, na área de Criatividade. Especialista em Metodologia da Comunicação e Graduado em Comunicação Social, Jornalismo. Autor, entre outros, dos livros: Introdução à criatividade (2004); Educação Criativa (2007); Dezcaminhos para a criatividade (1998); Criação e personalização de marcas (2000); Desígnios de signos: relação entre poesia de vanguarda e publicidade impressa (2001); Dualidade e criação publicitária: um princípio, muitas idéias (2005); Razão & criatividade: tópicos para uma pedagogia neurocientífica (2007); Reconfiguração das práticas midiáticas na cibercultura (Org.) (2011).

Alguns artigos pertinentes ao tema da Especialização:

A busca por uma web semântica cognitiva (Revista Comunicologia, Pós-graduação da UCB)
Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/comunicologia/article/view/1721

Publicidade interativa e relacionamento mercadológico na internet: Estudos de casos de campanhas das marcas Nescau e Ruffles (Revista ícone, Pós-Graduação do PPGCOM/UFPE)

Fiat Mio: um carro para chamar de seu? Reflexões sobre comunicação e hábitos de consumo na sociedade em rede (Revista Comunicação Midiática, Pós-graduação da UNESP). Disp. Em:
http://www.mundodigital.unesp.br/revista/index.php/comunicacaomidiatica/article/viewFile/36/37

Fluxo, conexão, relacionamento: um modelo comunicacional para as mídias interativas (Revista Culturas Midiáticas, Pós-Graduação do PPGC/UFPB):
Disp. em: http://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arquivos/6ed025a91a20101009054815.pdf

Comunicação neurocientífica: a ação semiótica das marcas na mente e no cérebro do consumidor (Revista Temática, Pós-Graduação do PPGC/UFPB).
Disponível em: http://www.insite.pro.br/2007/45.pdf

As metáforas quânticas aplicadas às organizações modernas: teorias do caos, fractais e suas influências sobre nossa visão do mundo (Revista Temática, Pós-Graduação do PPGC/UFPB).





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