Sala de aula Nicolau


Retornar à Sala de Aula

.....................................................................................................................................

Gestão do conhecimento e de talentos nas organizações
Especialização em Gestão Estratégica de pessoas


...............................................................................................................

ESPECIALIZAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
MÓDULO:GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Prof. Marcos Nicolau – Pós-Doutor em Comunicação pela UFRJ (PPGC/UFPB)

Ementa: Conceitos e modelos associados à Gestão do Conhecimento. Inteligência competitiva. Criatividade e Inovação.  A gestão de si: ética e conhecimentos. Espiritualidade no trabalho.  Objetivos organizacionais: direcionadores de ações de desenvolvimento de pessoal. Ferramentas e instrumentos de apoio gerencial para o desenvolvimento de competências essenciais às organizações.


Objetivos: Proporcionar aos alunos aprendizagem teórica e prática sobre construção e compartilhamento de conhecimentos essenciais à inteligência competitiva, à criatividade e à inovação; fomentar saberes e recursos mentais que permitem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para a gestão de talentos dentro das organizações.

Conteúdo Programático

Unidade I
O conhecimento organizacional em tempos de constantes mudanças e instabilidades. Como lidar com o novo e com o futuro de mercados voláteis. A nova cultura do pensamento em rede na sociedade da informação: conexões implícitas.

Unidade II
Criatividade e inovação como fatores de crescimento pessoal, transformação de grupos em equipes e instauração de ambientes com inteligência competitiva e sustentável. Os paradoxos da natureza humana para lidar com a complexidade.

Unidade III
Ética e espiritualidade: ambiências de autorrealização profissional, maturidade organizacional pela consolidação das competências emergentes e pelas condições favoráveis ao talento. Aprendizagem de corpo, mente e alma nas organizações.


Metologia: O módulo será regido por palestras, leituras, análises, discussões e exercícios que contemplem os conteúdos, com atividades individuais e coletivas para uma aprendizagem dinâmica.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pela assiduidade, participação e elaboração dos exercícios, bem como pela demonstração do aprendizado ministrado.

.

Referências

BAUTZER, Deise. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Financial Times BR, 2007.

KELLEY, Thomas; LITTMAN, Jonathan. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
 
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 2. ed. São Paulo: IBPEX, 2008.

NICOLAU, Marcos. Razão & criatividade: tópicos para uma pedagogia neurocientífica. João Pessoa: Ideia, 2007. 

______. DeZcaminhos para a criatividade. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 2011.

RODRYGUES, Rodrigues y; VICENTE, Martius. Gestão do conhecimento e inovação nas empresas.São Paulo: Qualitymark, 2011.

STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TERRA, José Claudio Cyrineu (Org). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

VAN DAME, Nick. 25 melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos. São Paulo: Qualitymark, 2009.

Leitura complementar


ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciências para uma vida sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2002.

DE BONO, Edward. Novas estratégias de pensamento. São Paulo: Nobel, 2000.

JOHNSON, J. David. Gestão de redes de conhecimento. São Paulo: Editora Senac SP, 2011.

JULIO, Carlos Alberto e SALIBI NETO, José (Orgs.). Inovação e mudança: autores e conceitos. São Paulo: Publifolha, 2001.

MAXWELL, John C. Talento não é tudo: descubra os 13 princípios para você superar seus talentos e maximizar suas habilidades. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.

 

 





Retornar à Sala de Aula

.....................................................................................................................................