Tematic logo


Publicações de dezembro de 2013 - Ano IX, n. 12


O ex-voto como media folkcomunicacional
José Cláudio Alves de Oliveira

A linguagem escrita em tempos e espaços virtuais
Vanessa dos Santos Nogueira

Telejornalismo que vende: uma análise do merchandising no programa Patrulha da Cidade

Suzienne Carvalho Araújo
Agda Aquino


Cidadania digital: uma proposta de dispositivo móvel para o monitoramento das cidades

Marcelo Mendonça Teixeira
Joel Alves de Lima Júnior


Usabilidade de sítios como estratégia de Comunicação Organizacional: uma análise do Portal da Universidade Federal de Campina Grande
Gloriquele da Silva Mendes
Rackel Cardoso Santos Guimarães
Luiz Custódio da Silva


A postura das agências de publicidade e propaganda de Vitoria da Conquista – BA em relação à propaganda responsável

Mauricio Alves Amorim
Gardênia Tereza Jardim Pereira

A supremacia do interesse público ou a satisfação do interesse do público: uma análise das estratégias utilizadas por jornais paraibanos no desfecho do caso Fernanda Ellen

Tássio José Ponce de Leon Aguiar


“A religião globalizada”: a representação islâmica e judaica na televisão

Robéria Nádia Araujo Nascimento
Emilson Ferreira Garcia Junior


As implicações socioculturais da Televisão Brasileira

Clarissa Mesquita Cabral de Azevedo

Ética jornalística sob uma perspectiva bucciniana: The Newsroom e o fantasma da manipulação midiática e o jornalismo ideal

Sinaldo de Luna Barbosa


Filtros de informação em sites sociais de notícias
Paula Minozzo


A notícia no jornal O Diário de Pernambuco (1825 - 1925): uma abordagem histórica

Silvio Profirio da Silva

Resenhas

A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet

Vinicius Paiva Cândido dos Santos

Jornalismo público: informação, cidadania e televisão
Júnior Pinheiro

El arte funcional: infografía e visualización de información

Adriana Alves


.................................................................................................................................



Publicações de novembro de 2013 - Ano IX, n. 11


A influência dos processos de midiatização no telejornalismo esportivo
Raul Augusto Ramalho
Ana Maria de Sousa Pereira
Luiz Custódio da Silva


A integração das redações digital e impressa no âmbito nordestino: o desafio do diário do Nordeste
William Robson Cordeiro

EPC: para entender a comunicação contemporânea

Samária Araújo de Andrade

O contexto de implantação da lei de meios audiovisuais na Argentina: relações entre os campos político e midiático
Eduardo Covalesky Dias

Visíveis, porém culpados: a formação docente no discurso jornalístico

Tássio José da Silva
Ingrid Hotte Ambrogi

A ideia de comunicação

Frederico Duarte Pires de Sousa


A linguagem jornalística na web: uma análise teórica

Lousanne Barbosa Paiva
Paulo Negri Filho


ARG: a quebra da quarta parede no cinema

Nathan N. Cirino

Capitão Nascimento, protagonista de um espetáculo: a jornada do herói na sociedade do consumo

Carolina Cavalcanti Falcão

Beatriz Braga Bezerra

Grafite urbano como processo folkcomunicacional
Andréa Karinne Albuquerque Maia
Fernanda Gabriela Romero Gadelha


O livro digital e as novas necessidades de produção e leitura

Fabrícia Guedes
Marriett Albuquerque
Filipe Almeida
Marcos Nicolau


Resenhas

A fotografia como arte contemporânea

Paulo Matias de Figueiredo Júnior

As 10 questões essenciais da era digital
Juliano Paz Dornelles

Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória

Clara Câmara


.................................................................................................................................



Publicações de outubro de 2013 - Ano IX, n. 10


A subalternidade impingida e a r(existência) dos serviçais no filme O som ao redor de Kleber Mendonça Filho: reflexões sobre a poética da cotidianidade no cinema brasileiro contemporâneo
Rita de Cássia Alves de Souza


Os pergaminhos de Amphipolis: aforismos meta narrativos sobre a saga da Princesa Guerreira
Marcelo Bolshaw Gomes

Moda e comunicação: uma reflexão sobre o consumo de moda e a formação de identidades das classes populares

Camila Marques
Rosane Rosa


Televisão e novas tecnologias móveis como plataformas de produção: participação do público e novos conteúdos para o telejornalismo

Graciele Barroso

A qualidade da televisão brasileira: um estudo sobre “O Auto da Compadecida”

Clarissa Mesquisa Cabral de Azevedo

O avanço da web e a criação de conteúdos colaborativos
Leonardo de Lima
Thiago Godolphim Mendes
Cristiano Max Pereira Pinheiro
Mauricio Barth


A internet das coisas e a TAR: onde está o homem?

Vinicius Santos

A estratégia de comunicação da campanha “Aqui tem Skol Litrão”

Dhione Oliveira Santana

Raquel Marques Carriço Ferreira


As redes de compartilhamento P2P e as novas formas de interação e relacionamento na internet

Lincoln Ferdinand
Marcos Nicolau


Hiperligações no ciberespaço: interatividade, comunicação e educação

Marcelo Mendonça Teixeira
Marina Hortênsia de Oliveira da Silva


Integração das mídias sociais no plano de comunicação de marketing: estudo de caso em uma empresa de bens de consumo

Renata S. B. Queiroz

Tayra Carolina Nascimento Aleixo

Rockers, recursos de encenação num filme emblemático sobre a cultura Rastafari
Riccardo Migliore


Resenhas

Comunicación, Cultura y Violencia

Tássio José Ponce de Leon Aguiar

Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter
Gustavo David Araújo Freire


.................................................................................................................................



Publicações de setembro de 2013 - Ano IX, n. 09


Reflexões sobre o uso das redes sociais no ensino médio
Beatriz Helena Dal Molin
Julia Cristina Granetto


Unidade na diversidade: o templo eletrônico como canal de difusão ecumênica
Robéria Nádia Araújo Nascimento
Emilson Ferreira Garcia Junior

Música e crowdsourcing: novos modelos que impulsionam a indústria criativa

Luciana Leite
Cristiano Max Pereira Pinheiro
Mauricio Barth


As transformações da revista na era digital

Rackel Cardoso Santos Guimarães

De perto todos somos atores: sobre interações e performances num telejornal policial

Jocélio de Oliveira

A dormição da Virgem, de Caravaggio: uma análise iconográfica
Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto
Phillippe Sendas de Paula Fernandes
Luís Alberto Casimiro


Cibercultura e H.P. Lovecraft: histórias de horror no tempo da inteligência coletiva

Gabriela Birnfeld Kurtz

A fotografia como representação do real e as imagens manipuladas na publicidade

Edson Roberto Bogas Garcia
Glauco Fernando Custódio Brighenti
Rafael Soares Faceto

A experiência compartilhada e participativa de assistir à televisão: o caso dos SBTistas e sua identidade cultural

Rafael Barbosa Fialho Martins
Hideide Brito Torres


Da linguagem e história fotográfica: o nascimento estilístico de um novo fotógrafo

Paulo Matias de Figueiredo Júnior
Raissa Meira Gomes


Mangá, lugar comunicacional e sócio-cultural japonês

Renato Lopes Pereira

O virtual é real: o cinema como arte, documento e imaginário
Juliano Paz Dornelles


O público na TV e o gênero de reflexão
Tiago Nunes Severino

Um programa singular para uma cultura plural: estudo de caso de um projeto televisual de registro e difusão da cultura popular na Bahia

Júnior Pinheiro
Júnia Martins


Resenhas

Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas

Joceane Gomes dos Santos

A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes
Graciele Barroso


.................................................................................................................................



Publicações de agosto de 2013 - Ano IX, n. 08


Apropriação audiovisual e o discurso do protagonismo juvenil na contemporaneidade
Michely Peres de Andrade


A norma linguística e os programas de entretenimento da televisão aberta brasileira
Daniela Aparecida de Albuquerque
André Munzlinger
Josias Ricardo Hack

A voz do corpo dançante do(no) documentário contemporâneo Pina (2011) de Wim Wenders

Cristiane Wosniak


A importância da crítica para a construção de uma mídia cidadã

Janaine S. Freires Aires

Criação e distribuição na era digital

Liana Gross Furini

Cultura participativa e marketing viral no YouTube e Redes Sociais
Ana Maria de Sousa Pereira
Raul Augusto Ramalho
Cláudio Cardoso de Paiva


Eleições 2012: o caso esperança na ótica da imprensa paraibana

Rodolpho Raphael de Oliveira Santos

Informação, mudança e processo: as dimensões da comunicação nas dinâmicas empresariais da gestão consciente do Moinho Paulista

Aline da Silva Borges Rezende
Camila Oliveira Borges dos Santos
Carina Brito de Souza
Wellington Teixeira Lisboa

(Inter)Discursividade e Representações Sociais do Feminino nos Textos Publicitários da Loja C&A

Ana Cláudia da Silva Souza
Adriana Rodrigues Pereira de Souza


Marketing político e sua importância através das mídias sociais

Luciano Timoteo da Silva
Achiles Batista Ferreira Junior


Mídia e poder: o cinema militante visto pela câmera de Peter Watkins

Érico Pinheiro Fernandez

Nutrição e os sentidos produzidos em uma revista de circulação nacional: uma questão além da informação
Carolina Menezes Ferreira
Valdir de Castro Oliveira


Os novos movimentos sociais e a mídia: uma análise de conteúdo da representação do Defesa Pública da Alegria na Zero Hora e no Sul 21
Gabriela Assmann

O rural na mídia impressa da Região Centro Serra, Rio Grande do Sul

Ezequiel Redin
Emmanuel Vargas da Costa

Tratamento da informação no webjornalismo: a infografia e o uso de ferramentas digitais
Natan Pedroza
Patrícia Lima
Marcos Nicolau


Resenhas

A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado
Luana Inocencio

Impérios da comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google
Giovanna Oliveira Lima de Abreu

Internet e participação política no Brasil
Átila Andrade de Carvalho


.................................................................................................................................



Publicações de julho de 2013 - Ano IX, n. 07


Arte poética: a imagem angelical na obra “Balada ao anjo” de Lília Silva
Job Lopes
Antonio Donizeti da Cruz


A apropriação da teoria hipodérmica pela figura do controlador social da obra ficcional distópica
Eduardo Harry Luersen

Teoria dos jogos a contrapelo

Marcelo Bolshaw Gomes


Cibercultura: notas sobre smartphone, adolescência e memória

Diocsianne Moura

Radiojornalismo hipermidiático: mercado do rádio e Fase da Multiplicidade da Oferta na Teresina FM

Thays Helena Silva Teixeira

A representação da classe C na telenovela Avenida Brasil
Adriana Pierre Coca
André Luís Santini


Sociedade e informação: o excedente cognitivo na era do conhecimento

Rodrigo Mendes Arbex
Flávia Medeiros Cocate

Das particularidades da arte: semiótica, tecnologia e processos de criação/comunicação compartilhados no metaespetáculo Particular

Anderson Marcos da Silva
Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Agendamento Íntimo: a viralização das notícias de celebridades

Beatriz Braga Bezerra
Juliana dos Santos Ferreira Costa


Das tábuas da lei de Moisés ao twitter de Bento XVI

Carla Valéria da Costa Feitosa

A integração das tecnologias digitais na ação educacional: percepção, sensibilidade e novas perspectivas

Eduardo Fofonca
Hilda Maria Mattos Heller
Nara Maria B. Pasinato
Simone Stival

A conversação e a socialidade numa comunidade virtual
Siméia Rêgo de Oliveira


Resenhas

A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade
Aline Lisboa da Silva

Para onde nos leva a tecnologia
Filipe Almeida

Fim do mundo: guerras, destruição e apocalipse na história e no cinema
Manuela Andrade


.................................................................................................................................


Publicações de junho de 2013 - Ano IX, n. 06


O potencial do vídeo interativo nas novas mídias
Augusto Ygor de Farias Machado
Layse Julyanne Pereira dos Santos
Misaki Tanaka


Sobre a cor de Machado e o corpo de Gisele: expressões políticas em espaços ordinários na internet
Rayza Sarmento

Inteligência coletiva no ciberespaço: questões de direitos autorais frente à cultura do “faça você mesmo” no contexto dos blogs

Jitana Cardins
Lincoln Ferdinand
Marcos Nicolau


"Todo mundo usa": Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento

Adelino Silva
Fábio Silva


Criatividade e o construto de suas inúmeras definições

Rosamália Otoni Pimenta Campos
Maria Valdenice Craviée


Uma análise da virtualidade dos jogos como fenômeno cultural a partir de Pierre Lévy e Johan Huizinga
Breno Maciel Souza Reis

A polidez nos relatos jornalísticos

Juliana da Rocha Pedroso

A variedade no marketing político: das mídias tradicionais às mídias virtuais

Jayme Gonçalves Júnior
Achiles Batista Ferreira Junior

A pornografia e o erotismo na fotografia de Terry Richardson

Renata Voss Chagas

“Discursos musicais”: uma análise dos jingles dos presidenciáveis desde a abertura política

Fernanda Paiva

As fontes jornalísticas em jornais do Paraná no encerramento do Aterro da Caximba

Amanda Bachal
Kassia Ayumi Nakazawa
Marcelo Fernando de Lima

O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
Dhione Oliveira Santana
Plínnio Marcell Barreto Fontes
Raquel Marques Carriço Ferreira
Túlio Silva Farias

Redes sociais como ferramentas de divulgação da informação das empresas de assessoria de imprensa em Santa Cruz do Capibaribe - PE

José Ferreira Aragão

Magali Oliveira
Tenaflae Lordelo


Resenhas

Mídia e poder simbólico: um ensaio sobre comunicação e campo religioso
Kaline Maria Souza Vieira

Mídia: crise política e poder no Brasil
Jairo Rafael Braz


.................................................................................................................................



Publicações de maio de 2013 - Ano IX, n. 05


Mentir para dizer a verdade
Marcelo Bolshaw Gomes


“Oi meninas”: discutindo o fenômeno de autoria em canais de maquiagem no Youtube
Ana Paula Domingos Baladeli

Indie ou Sertanejo? Apropriações de dois gêneros musicais através do elemento xadrez no aplicativo Instagram

Adriana Amaral
Camila Kehl


A redenção jornalística e a crítica da mídia: a função desmistificadora de Crime de Imprensa, de Palmério Dória e Mylton Severiano

Cláudio Coração
Thiago Siqueira Venanzoni

De “Lampião” à “Bela Adormecida”: análise das hibridizações culturais na telenovela “Cordel Encantado”

Anderson Lopes da Silva
Regiane Regina Ribeiro


A Comunicação sob a perspectiva comunitária: os rumos de um campo em constituição
Dérika Correia Virgulino de Medeiros

Do bronze a tela: a releitura do monumento histórico paraibano Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga através dos elementos da cor e forma

Cristianne Patrícia Melo Amorim
Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Efeitos de sentidos nas charges: uma análise dos jornais piauienses O Dia e Meio Norte
Thiago Ramos de Melo
Francisco Laerte Juvêncio Magalhães

"Viu Nina?": o uso de memes e a criação publicitária

Adelino Silva
Rafael Tomé
Fábio Silva


A Nuvem da Educação Online

Thaísa Souza
Marcelo Mendonça Teixeira


Os processos de “objetivação” no jornalismo factual

Hadassa Ester David

A publicidade audiovisual na sociedade de consumo
Marcelo Eduardo Ribaric

A resolução semântica no jornalismo de base de dados: uma análise das hipernarrativas do jornal Diario do Pernambuco no tablet

Karolina de Almeida Calado


Sociabilidade transcendental no ciberespaço: a vida on line após a morte
Everaldo Nunes Santos Netto
Geiza Santos de Jesus


O retorno da opinião do homem comum no conceito de relevância na internet
Fernando Garbini Cespedes



Resenhas

O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional
Juliana de Souza

O tempo retorna: Maffesoli e a comunicação pós-moderna
Guilherme Mendes Pereira

A Festa Junina em Campina Grande-PB: uma estratégia de folkmarketing
Fernanda Gabriela Gadêlha


.................................................................................................................................



Publicações de abril de 2013 - Ano IX, n. 04


Tradição e oralidade: dos fios da memória à rede das ciberculturas
Júnior Pinheiro

Júnia Martins

O livro Ho-ba-la-lá, a narrativa biográfica e a missão impossível da verdade
Suênio Campos de Lucena

Jograis no jornal: o PQP, um espaço acelerador de partículas das “bordas”

Hiran de Moura Possas

Reflexão sobre a linguagem do cinema e do videoclipe e suas interferências enquanto um objeto de comunicação

Rodrigo Oliva

Narrativas intertextuais: o cinema da retomada marca a produção audiovisual publicitária

Beatriz Braga Bezerra

Blogs de humor e subclassificação por conteúdo: análise dos cases Não Salvo, Bobagento e Treta
Fernanda Paiva

A publicidade na cultura contemporânea sob o olhar da Escola de Tártu-Moscou

Marcos Paulo Shiozaki
Marcelo Eduardo Ribaric
Ana Paula Machado Velho

A construção da imagem do ator político na atualidade
Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega

"É possível ter prazer anal": a declaração da cantora Sandy na Revista Playboy e a polêmica criada pela opinião pública no Twitter

Felipe Anacleto
Ana Paula Campos Lima


A “Queima do Judas”: uma forma de expressão do pensamento popular utilizada pelos grupos urbanos marginalizados
André Luiz da Silva


Bakhtin, Mead e Goffman: contribuições para uma perspectiva praxiológica da comunicação
Marcos Túlio de Sousa

Jornalismo, política e noticiabilidade: uma análise dos critérios de notícia nos periódicos Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba
Epitácio Germano Araújo Rocha
Fábio Ronaldo da Silva

Estudo de caso: uma abordagem preliminar sobre a gestão ambiental e o composto de marketing da construtora Cosil no mercado sergipano
Dhione Oliveira Santana
Mateus Valença de Ávila Nascimento
Jadson Franklin Ventura
Leandro Libório Rocha
Anete Ramos Oliveira Cardoso
Rodolfo Samir Jesus da Silva
Raquel Marques Carriço Ferreira
Matheus Pereira Mattos Felizola


O cartaz em tempos de cibercultura: a surpreendente reconfiguração de uma prática midiática
Andréa Poshar


Resenhas

A sociedade tecida pela comunicação: técnicas de informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social
William Robson Cordeiro


............................................................................................................................



Publicações de março de 2013 - Ano IX, n. 03


Em conflito: conhecimento e confrontação

Marcelo Bolshaw Gomes


O gosto musical como arma: distinção social por meio de agressões entre usuários do YouTube
Fernando Garbini Cespedes

A “montagem de evidência” na construção da narrativa documental: uma análise do filme “Di Melo - o imorrível”

Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti
Bertrand Lira

Se você quer a paz, cuide da justiça: um estudo sobre a Campanha Paz sem voz é medo

Eliane de Oliveira

Tendências Investigativas sobre o Twitter no Brasil

Jonas da Silva Gomes Jr

As transformações no programa Voz do Brasil: primeiros meses do Governo Lula
Emilyn J. C. de Vasconcelos

Jornalismo, esfera pública e compartilhamento de poder: uma análise de conteúdo dos blogs de política dos portais NE10 e Diário de Pernambuco

Lidiane Maria dos Santos
Pollyana Rafael Bezerra
Tenaflae da Silva Lordêlo

Vale à pena investir em cinema nacional
Carolina de Miranda Pineli Alves
Franciani Celini
Tissy Alex Sander Moraes
Wessley Junior de Oliveira
William Rodrigues Goveia

Redes sociais e comunicação organizacional: o caso do Instituto Federal Catarinense

Nanachara Carolins Sperb

Mais com menos: marketing de guerrilha, uma alternativa à publicidade tradicional
Andréa Karinne Albuquerque Maia


O processo de hibridação cultural: prós e contras

Leila Lima de Sousa

Construção da primeira página dos jornais Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio no período de carnaval 2011
Maria Juliana Bezerra dos Santos
Claudeci Ribeiro da Silva


Resenhas

Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo

André Luiz da Silva
Priscila Maila da Silva

A inclusão social e a mídia: um único olhar
Lívia Moreira Barroso


...................................................................................................................................


Publicações de fevereiro de 2013 - Ano IX, n. 02


A contribuição de Stuart Hall e de Néstor Garcia Canelini para os estudos da identidade cultural contemporânea
Viviane Marques Guedes


As contribuições de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin para a educomunicação
Marcelo Fernando de Lima
Eliane Basilio de Oliveira


A literatura de autoajuda e a Teoria Funcionalista dos usos e satisfações: uma análise da linguagem de Augusto Cury

Emilson Ferreira Garcia Junior
Robéria Nádia Araújo Nascimento

Prosumer: a consequência da visualização midiática

Marcelo Mendonça Teixeira

Cordeiro de Deus: uma análise da produção de sentido da trilha sonora em desfiles de moda

Renata Voss Chagas

Aproximações teóricas entre a folk comunicação e os estudos de mídia e movimento sociais
Weslley Dalcol Leite

Revistas e Internet

Lucilia de Sá Alencastro

Pierre Levy e Mark Dery: o pensar sobre a virtualização das práticas e culturas cotidianas
Guilherme Mendes Pereira

O Trailer remix como ferramenta funcional da cibercultura

Ian Costa Cavalcanti

Gêneros Cinematográficos: estudo de um objeto comunicacional
Juliana de Souza


Chiclets: marca e identidade perceptual

Dhione Oliveira Santana
Alvaro Augusto Santos Santana
João Paulo Andrade de Souza

Raquel Marques Carriço Ferreira



Resenhas

Film business: o negócio do cinema

Flávio Júnior Freitas Ferreira

Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura
Patrícia Medeiros de Lima


...................................................................................................................................


Publicações de janeiro de 2013 - Ano IX, n. 01


Arqueologia política: o confronto entre os discursos descritivo e prescrito
Marcelo Bolshow Gomes


A reconfiguração do livro didático em versão digital: uma ideia de sustentabilidade

Filipe Almeida
Marcos Nicolau


Revolução de Jasmim: a comunicação em rede nos levantes populares da Tunísia

Branco Di Fátima

Reflexões sobre jornalismo e convergência

Tenaflae S. Lordêlo
Pollyanna R. Bezerra
Jaqueline E. Almeida


Cinema e política – holofotes voltados para o poder

Luciano Vaz Ferreira Ramos

A evolução histórico-discursiva das atas de câmaras municipais da Paraíba do século XX ao século XXI
Aline Andrade Carneiro
Roseane Batista Nicolau


A contribuição e o legado de Raymonal Williams para a consolidação dos Estudos Culturais britânicos

Paula Roberta Santa Rocha
Goiámerico Felício Carneiro dos Santos


A circularidade da moda das estrelas
Jenara Miranda Lopez

As subversões cronotópicas na microssérie Capitu

Adriana Pierre Coca

A representação do sujeito pelo olhar do mercado: aprimoramento e engajamento do observador, resistência e aceitação do observado

Sandra Bordini Mazzocato


A Internet como fonte de pautas na produção do Itararé Notícias 2ª Edição

Rackel Cardoso Santos
Arão de Azevedo Souza

O híbrido na cultura piauiense: uma análise das composições das Bandas Batuque Elétrico e Validuaté
Leila Lima de Sousa

Resenhas

Mediação e midiatização

Emanuella Santos

Impressões digitais: cibercultura, comunicação e pensamento contemporâneo
Ian Costa Cavalcanti

Rock Underground: uma etnografia do Rock Alternativo
Andréa Karinne Albuquerque Maia

...................................................................................................................................